• Sponsor do Mês!
  • Sponsor do Mês!
  • Sponsor do Mês!
  • Sponsor do Mês!
  • Sponsor do Mês!
  • Sponsor do Mês!
  • Sponsor do Mês!
  • Sponsor do Mês!
  • Sponsor do Mês!
  • Sponsor do Mês!
  • Sponsor do Mês!
  • Sponsor do Mês!
  • Sponsor do Mês!
  • Sponsor do Mês!
  • Sponsor do Mês!
  • Sponsor do Mês!
Alimentação rica em cálcio pode prolongar a vida Imprimir
lact018.jpg2010.03.21 (00:00) Saúde e Nutrição
Adicionar mais cálcio à dieta pode ajudar as pessoas a viver mais tempo, segundo um estudo do conceituado centro de estudos sueco Instituto Karolinska. Acompanhando, por 10 anos, mais de 23 mil homens suecos com idades entre 45 e 79 anos, os investigadores descobriram que aqueles que consumiam maior quantidade de cálcio eram 25 por cento menos propensos a morrer durante o estudo, comparados àqueles com a menor ingestão do nutriente.

Na pesquisa, os participantes relataram a sua dieta, e nenhum dos participantes consumia suplementos de cálcio. E as análises mostraram que os maiores consumidores de cálcio na alimentação tinham 25 por cento menos hipóteses de estarem entre os 2.358 participantes que morreram durante o acompanhamento, e 23 por cento menor risco de morrer de doença cardíaca do que aqueles que não ingeriam muito cálcio.

De acordo com os autores, o grupo que ingeria maiores níveis do mineral (um terço dos participantes) consumia cerca de 2.000 mg diários - principalmente no leite, lacticínios e cereais -, contra cerca de 1.000 mg de um terço que ingeria menos cálcio, sendo que o recomendado pelas autoridades norte-americanas de saúde é de mil para homens de 19 a 50 anos e de 1.200 para aqueles com mais de 50. «A ingestão de cálcio acima do recomendado diariamente pode reduzir a mortalidade por todas as causas», concluíram os autores.

Destacaram que o nutriente pode reduzir a mortalidade de várias formas, como, por exemplo, reduzindo a hipertensão, o colesterol e os níveis de glicose no sangue. Porém, mais estudos são necessários para confirmação desse efeito do cálcio, principalmente que considerem a sua ingestão em combinação com o magnésio, e que investiguem outra fonte importante do nutriente, que é o consumo de água.

FONTE: Diário Digital

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >

Informação ANIL



Ano 10
N.º 8
Agosto 2010

  • Não perder o futuro
    Comunicação de preços, fonte de informação
    Aumentos das matérias-primas preocupam António Serrano
    Curiosidade e expectativa no ar
    MDD ganham terreno às marcas de fabricante
    Portarias n.º 608/2010 e 825-A/2010 (Reserva Nacional)
    Resolução n.º 16/2010/A (Agricultura nos Açores e a nova PAC)
    Noticiário nacional e internacional
    Tr3s Dias com Queijo estão a chegar
    Ajudas de emergência para afectados pelos incêndios

    Download desta edição

FEPALE - Lugo (ES)

Translator

Pesquisa

Subscrever News






RSS ANILACT.pt

Contacte-nos

Enviar Mensagem Curta!





 

Endereço: Rua de Santa Teresa, 2C-2º
     
4050-537 Porto - Portugal
Telefone: +351 22 200 12 29
Fax: +351 22 205 64 50
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
 

Consulta Obrigatória

Os mais recentes documentos e a análise da evolução do sector:
> CNC: Informe sobre competencia y sector agroalimentario
> DGAgri: Report of the High Level Group on Milk
> USDA: EU Dairy Sector finds stability after 2009 market interventions
> FENALAC: A situação económica das explorações leiteiras
> DECO: Queijo para barrar - higiene irrepreensível e análise sensorial superada

Sabia que..!

O leite é importante em todas as idade? Por conter quase todas as substâncias essenciais para a nutrição humana, o leite é considerado o alimento mais perfeito existente na natureza. Embora o leite e os seus derivados sejam direccionados principalmente para a nutrição dos mais jovens, os nutricionistas recomendam, ...na maior parte dos casos, leite e produtos lácteos para equilibrar as dietas humanas de todas as idades.
(in Mito ou Realidade)

Recomendamos!

Foram recentemente publicadas pelo Instituto Nacional de Estatística, as Estatísticas Agrícolas 2009 que contém um amplo conjunto de informação sobre a agricultura e o sector agro-alimentar - com a fileira do leite em grande destaque - em Portugal, com uma análise aprofundada e uma profusão de quadros informativos.
Faça o download do documento em Consulta Obrigatória neste website.

Sempre Actual

A mais recente informação, de diversas fontes, sobre a conjuntura sectorial e sobre a evolução dos mercados lácteos:
> Boletim da Agricultura (INE)
> Milk Market Situation (DGAGRI)
> International Milk Price (LTO)
> EU Farmgate Milk Price (DAIRYCO)
> Dairy Market Outlook (USDEC)
> Dairy Market Monitor (FAO)
> Info Rapide Lait (AGRESTE)
> Tableau de Bord (ONILAIT)