• Sponsor do Mês!
  • Sponsor do Mês!
  • Sponsor do Mês!
  • Sponsor do Mês!
  • Sponsor do Mês!
  • Sponsor do Mês!
  • Sponsor do Mês!
  • Sponsor do Mês!
  • Sponsor do Mês!
  • Sponsor do Mês!
  • Sponsor do Mês!
  • Sponsor do Mês!
  • Sponsor do Mês!
  • Sponsor do Mês!
  • Sponsor do Mês!
  • Sponsor do Mês!
Recuperação marca novo recorde de preços Imprimir
agric012.jpg2010.07.14 (00:00) Argentina
Depois de registrar um aumento de mais de 60 por cento desde Agosto de 2009, o preço do litro de leite pago aos produtores argentinos alcançou o tecto de 1,41 pesos (0,36 dólares). De acordo com um relatório do Centro da Indústria Leiteira (CIL), os produtores de leite recebem valores históricos por litro produzido.

Em Agosto de 2009, os produtores de leite argentino recebiam em média 0,80 pesos (0,20 dólares) por litro e, em Maio passado, segundo o Ministério da Agricultura, esse valor subiu para 1,41 pesos (0,36 dólares) por litro. Agora, de acordo com fontes ligadas ao sector, não é possível esperar novos aumentos para a matéria-prima e, em consequência, os aumentos para o consumidor serão limitados.

Nos primeiros três meses desse ano, a produção teve uma redução de 10 por cento a 12 por cento, mas rapidamente alcançou o aumento esperado e, em Junho, fechou com um crescimento de 6 por cento. Um inquérito a 20 das maiores empresas lácteas da Argentina, que concentram 65 por cento da recolha de leite, mostra como resultado preliminar que, durante Junho, o leite entrado nas fábricas aumentou 6 por cento em relação ao mês anterior.

No que diz respeito aos preços de exportação, estão num bom nível, alcançando 3.500 dólares a tonelada de leite em pó.

FONTE: Lechería Latina/MilkPoint

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >

Consulta Obrigatória

Os mais recentes documentos e a análise da evolução do sector:
> CNC: Informe sobre competencia y sector agroalimentario
> DGAgri: Report of the High Level Group on Milk
> USDA: EU Dairy Sector finds stability after 2009 market interventions
> FENALAC: A situação económica das explorações leiteiras
> DECO: Queijo para barrar - higiene irrepreensível e análise sensorial superada

Sabia que..!

O leite é importante em todas as idade? Por conter quase todas as substâncias essenciais para a nutrição humana, o leite é considerado o alimento mais perfeito existente na natureza. Embora o leite e os seus derivados sejam direccionados principalmente para a nutrição dos mais jovens, os nutricionistas recomendam, ...na maior parte dos casos, leite e produtos lácteos para equilibrar as dietas humanas de todas as idades.
(in Mito ou Realidade)

Recomendamos!

Foram recentemente publicadas pelo Instituto Nacional de Estatística, as Estatísticas Agrícolas 2009 que contém um amplo conjunto de informação sobre a agricultura e o sector agro-alimentar - com a fileira do leite em grande destaque - em Portugal, com uma análise aprofundada e uma profusão de quadros informativos.
Faça o download do documento em Consulta Obrigatória neste website.

Sempre Actual

A mais recente informação, de diversas fontes, sobre a conjuntura sectorial e sobre a evolução dos mercados lácteos:
> Boletim da Agricultura (INE)
> Milk Market Situation (DGAGRI)
> International Milk Price (LTO)
> EU Farmgate Milk Price (DAIRYCO)
> Dairy Market Outlook (USDEC)
> Dairy Market Monitor (FAO)
> Info Rapide Lait (AGRESTE)
> Tableau de Bord (ONILAIT)