CAP quer apoios a longo prazo para a fileira do leite Imprimir
cap_1.jpg2009.04.27 (00:00) Portugal
O Ministro da Agricultura anunciou um programa específico para apoio ao sector do leite. A CAP, que já tinha reunido o seu Conselho Consultivo do Leite para estudar a proposta, apresentou já algumas criticas, sugestões e inclusive duas medidas que considera fundamentais para a sobrevivência do sector: a criação de uma linha de desendividamento e a indicação da origem do leite nas embalagens.

Após a análise detalhada e troca de impressões entre as organizações presentes do documento apresentado pelo Ministério da Agricultura, o conselho considerou que de uma forma geral, as medidas apontadas são positivas e poderão ser instrumentos de reestruturação do sector e constituir nalguns casos resolução de diversos problemas no âmbito ambiental e de bem-estar animal. Contudo, o facto de, no documento, não serem descritas as verbas referentes a cada uma das medidas propostas torna mais difícil uma apreciação e a correcta discussão das mesmas. Também se encontram previstas no documento medidas que ainda não foram legisladas, o que dificulta uma tomada de decisão sobre a sua futura aplicação.

Outra das chamadas de atenção feita pela Confederação ao Ministério prende-se com a abertura de avisos/concursos específicos (PRODER) para apoio ao investimento no sector já em 2009. O processo tem de ser rápido, eficaz e bem gerido, para que não ocorram as mesmas situações dos concursos já efectuados em que projectos entregues em Junho de 2008 ainda não estão aprovados, nem existem contratos assinados e muito menos pagamentos efectuados. Estes avisos/concursos específicos deveriam ter como percentagem de apoio público os valores máximos previstos no Regulamento Comunitário, uma vez que grande parte dos investimentos necessários são não produtivos pois inserem-se na área ambiental e muitas vezes estão ligados ao processo de licenciamento das explorações.

Para além disso, neste pacote de investimentos tem de estar prevista a deslocalização de explorações, a única alternativa viável em algumas situações e regiões. O Conselho Consultivo considerou também correcto que tenha havido uma equiparação do sector a fileira estratégica, o que já era uma reivindicação dos produtores desde que se anunciou o Proder.

No âmbito das medidas das Ajudas Directas apresentadas, as referentes ao Regime de Pagamento Único foram consideradas interessantes, embora a Confederação já tenha apresentado sugestões para que esta medida possa abranger um maior leque de situações. Quanto ao proposto no âmbito do regime de quotas leiteiras, em particular o aumento da percentagem obrigatória de utilização, a CAP é frontalmente contra e apresentou no seu documento uma proposta alternativa.

FONTE: AgroNotícias

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >

Informação ANIL



Ano 10
N.º 7
Julho 2010

  • Alargamento dos horários de abertura: uma oportunidade perdida
    Mera declaração de princípios ou ponto de partida?
    Aplicação da Lei n.º 75/2009 (lei do Sal)
    Mercado lácteo na UE (quarterly report 06.2010)
    "Fico preocupado com o discurso da distribuição"
    Retail marketing monitoring report
    Estatísticas Agrícolas 2009
    Tr3s Dias com Queijo 2010
    Queijos nacionais no envento "Le Gout de la Vie"

    Download desta edição

Translator

Pesquisa

Subscrever News






RSS ANILACT.pt

Contacte-nos

Enviar Mensagem Curta!





 

Endereço: Rua de Santa Teresa, 2C-2º
     
4050-537 Porto - Portugal
Telefone: +351 22 200 12 29
Fax: +351 22 205 64 50
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
 

Consulta Obrigatória

Os mais recentes documentos e a análise da evolução do sector:
> CNC: Informe sobre competencia y sector agroalimentario
> DGAgri: Report of the High Level Group on Milk
> USDA: EU Dairy Sector finds stability after 2009 market interventions
> FENALAC: A situação económica das explorações leiteiras
> DECO: Queijo para barrar - higiene irrepreensível e análise sensorial superada

Sabia que..!

O leite é importante em todas as idade? Por conter quase todas as substâncias essenciais para a nutrição humana, o leite é considerado o alimento mais perfeito existente na natureza. Embora o leite e os seus derivados sejam direccionados principalmente para a nutrição dos mais jovens, os nutricionistas recomendam, ...na maior parte dos casos, leite e produtos lácteos para equilibrar as dietas humanas de todas as idades.
(in Mito ou Realidade)

Recomendamos!

Foram recentemente publicadas pelo Instituto Nacional de Estatística, as Estatísticas Agrícolas 2009 que contém um amplo conjunto de informação sobre a agricultura e o sector agro-alimentar - com a fileira do leite em grande destaque - em Portugal, com uma análise aprofundada e uma profusão de quadros informativos.
Faça o download do documento em Consulta Obrigatória neste website.

Sempre Actual

A mais recente informação, de diversas fontes, sobre a conjuntura sectorial e sobre a evolução dos mercados lácteos:
> Boletim da Agricultura (INE)
> Milk Market Situation (DGAGRI)
> International Milk Price (LTO)
> EU Farmgate Milk Price (DAIRYCO)
> Dairy Market Outlook (USDEC)
> Dairy Market Monitor (FAO)
> Info Rapide Lait (AGRESTE)
> Tableau de Bord (ONILAIT)